+55 31 9388.0680 31 997037157 31 993162117 jesuscristo@aindahaesperanca.com
Select Page

Porque a palavra mata e o espírito vivifica de acordo com a Bíblia?

Porque a palavra mata e o espírito vivifica de acordo com a Bíblia?

Por muitas vezes e por muito tempo, ouvi isso dentro da antiga congregação, ouvi principalmente do líder principal da igreja em todo o mundo, como também, pelos responsáveis regionais e muitas outras pessoas. Por sua vez, eu também falei isso muitas vezes porque me foi ensinado da forma que eles entenderam. Sempre com o objetivo de passar a seguinte ideia:


“porque a palavra mata, mais o espirito vivifica”

(2 Corintios 3.6)

Veja agora o sentido dessa expressão, que anteriormente me foi ensinado e que até hoje continua sendo a fé errônea de muitas pessoas.

Quando uma pessoa, de qualquer religião, principalmente evangélica, preferencialmente de outra instituição na qual não fazia parte da igreja que frequentava anteriormente, e a pessoa que pronuncia sua fé em Jesus Cristo, mesmo que buscasse ter uma vida limpa com o Senhor Jesus, mais a vida dela não anda para frente, não tem uma vida muito próspera, de maneira que possa chamar a atenção de outras pessoas e dar um excelente testemunho financeiro, de cura, de milagres e etc. Mais essa mesma pessoa, conhece a bíblia, lê a bíblia constantemente, lê as promessas de Deus que constam na bíblia.

Então o objetivo dessa expressão usada anteriormente, seria de que essa pessoa ou grupos de pessoas que tem conhecimento da leitura bíblica “da letra”, mais a vida dela“não mostra” um avanço, principalmente financeiro, era sempre esse o maior foco, é porque ela não usa a fé de forma inteligente, em desafios, em propósitos, principalmente em colocar Deus a prova, e assim, a letra que mata é que está escrita na própria bíblia, o texto em geral, que se não for executado uma “fé em propósitos”, “a fé inteligente”, pois é ensinado que Deus age dessa forma, e isso faz o espirito que vivifica agir verdadeiramente na vida de um crente!  Esse era o sentido de que a fé inteligente é que vivifica!!!

E assim, eu por muitas vezes falei também: “São fanáticos, ficam lendo a bíblia o dia inteiro, vão para suas igrejas pobrezinhas, com a bíblia de baixo dos braços e com ternos rasgados e uma vida miserável”. Mais creem em Deus!!!

É uma trágica e triste ironia que a maioria dos lideres religiosos de hoje estejam arrancando este versículo de seu contexto verdadeiro e destorcendo seu significado tão completamente, que eles negam o verdadeiro ponto que Paulo está dando no texto. Algumas pessoas, quando confrontadas com o fato que suas doutrinas e práticas humanas não são aprovadas no Novo Testamento, são tão orgulhosas ou tão cegas, que não admitem seu erro. Em vez disso, elas atiram este versículo na face daquele que está salientando a importância de obedecer Cristo e ainda sugerem que o estudo cuidadoso da Bíblia é inútil e até perigoso, ao ponto de chamarem as pessoas de “fanáticos'”, por lerem muito a bíblia e ter um vida “pobrezinha,” É exatamente isso que ensinado em muitas igrejas: “porque a letra mata, mas o Espírito vivifica”. Que blasfêmia contra a palavra de Deus!

Veja o real sentido “de quem mata” e “de quem vivifica”, na qual Apostolo Paulo ensinou aos cristãos do primeiro século:

(é só lermos o que os lideres dessas igrejas não fazem!!)



Não que, por nós mesmos, sejamos capazes de pensar alguma coisa, como se partisse de nós; pelo contrário, a nossa suficiência vem de Deus, o qual nos habilitou para sermos ministros de uma nova aliança, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata, mas o espírito vivifica.
E, se o ministério da morte, gravado com letras em pedras, se revestiu de glória, a ponto de os filhos de Israel não poderem fitar a face de Moisés, por causa da glória do seu rosto, ainda que desvanecente, como não será maior glória o ministério do Espírito! (2 Corintios 3.5-8)





Para começar, sem fazer interpretações errôneas, a própria bíblia nos mostra o que precisamos. Temos que conhecer Quem é a nova aliança na qual temos que ser ministros, Que é o ministério do Espírito (o que vivifica) contrario ao ministério da morte (da letra), “que mata” gravado em pedras!



O Ministério da nova aliança (Espirito que vivifica)

Agora, com efeito, obteve Jesus ministério tanto mais excelente, quanto é ele também Mediador de superior aliança instituída com base em superiores promessas. (Hebreus 8.6)


O Ministério da morte (da letra que mata)

tendo acabado de falar com ele no monte Sinai, deu a Moisés as duas tábuas do Testemunho, tábuas de pedra, escritas pelo dedo de Deus.
(Exodo 31.18)

Lembrai-vos da lei de Moisés, meu servo, que lhe mandei em Horebe para todo o Israel, a saber, estatutos e juízos.(Malaquias 4.4)

OBS: Veja a ordem na Lei de Moises, que está bem claro, para todo o Israel, para os judeus, e não está escrito para os gentios, ou melhor, os brasileiros, americanos, africanos. E Horebe que dizer monte, no Sinai, aonde foi dado os mandamentos, estatutos e juízos.

Vejam agora a prova bíblica que o ministério da morte (a lei de Moises)escrita em pedras em forma de mandamentos, os estatutos e juízos é contrário ao Ministério do Espírito (doutrinas do Senhor Jesus Cristo), de forma que foi abolida pelo nosso Senhor em Sua morte na cruz:



Mas, agora, em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, fostes aproximados pelo sangue de Cristo. Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos {ambos: judeus e gentios} fez um; e, tendo derribado a parede da separação que estava no meio, a inimizade,
aboliu, na sua carne, a lei dos mandamentos na forma de ordenanças, para que dos dois criasse, em si mesmo, um novo homem, fazendo a paz,
e reconciliasse ambos em um só corpo com Deus, por intermédio da cruz, destruindo por ela a inimizade. (Efésios 2.13-16)

E porque a letra que mata (lei de Moisés) foi considerada ministério da Morte quando Deus estabeleceu o Ministério do Espírito que vivifica?

Sem misericórdia morre pelo depoimento de duas ou três testemunhas quem tiver rejeitado a lei de Moisés. (Hebreus 10.28)

Veja o que a nova aliança (Espirito que vivifica), o Senhor Jesus Cristo,  disse para os mestres da lei, que defendiam a lei mosaica:


Mas, se vós soubésseis o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifício, não condenaríeis os inocentes.(Mateus 12.7)

OBS: Está claro que um dos maiores motivos dos mandamentos em forma de ordenança da lei de Moisés foi abolida pelo Senhor Jesus Cristo, é pelo fato de que os homens da época, não usavam os preceitos mais importantes que a lei tinha como representatividade e fundamento na justiça, na misericórdia e a fé. Na verdade, eles punirão quem quisesse, pois se uma mulher mesmo que não cometesse adultério, mais ainda sim, 03 judeus confirmasse e falasse ao marido que  sua esposa foi encontrada em adultério, pela Lei de Moisés ela era apedrejada sem misericórdia pelo depoimento desses 03 judeus!

Isso aconteceu muito em Israel na época em que o Senhor Jesus Cristo se manifestou em carne, e Ele mesmo deu uma bronca, uma admoestação severa para esses judeus falsos e hipócritas. Veja:


Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Pois que dizimais a hortelã, o endro e o cominho, e desprezais o mais importante da lei, o juízo, a misericórdia e a fé; deveis, porém, fazer estas coisas, e não omitir aquelas.(Mateus 23.23)

OBS: Este versículo deve ser bem analisado, imagine só o Senhor Jesus chegar até nós, e chamar de falsos, mentirosos, enganadores. Pois hipocrisia representa essas características e os judeus, escribas e fariseus, tinha o mandamento conforme a lei de dar os dízimos. Eram hipócritas, pois na frente das pessoas se mostravam cumpridores da Lei de Moisés, mais conforme o Senhor Jesus em (Mateus 12.7),  não tinha misericórdia das pessoas e as condenavam a morte. Então, muitos alegam, que essa declaração do Senhor Jesus Cristo é mandamento de dar o dizimo atualmente, isso foi uma admoestação, uma bronca para os Judeus que gostavam de mostrar que eram certinhos nos preceitos da lei, e o mais importante não obedeciam, os principais fundamentos que a Lei de Moisés tinham como intuito que era: a justiça, a misericórdia e a fé!

Por esse motivo que o Senhor Jesus Cristo disse que não veio revogar a lei, são os princípios elementares que a lei tem representatividade: a justiça, a misericórdia e a fé. As ordens em forma de mandamentos da lei de Moisés que não cumpridas levavam o povo de Israel, os Judeus a morte e as maldições, essas sim foram abolidas pelo Senhor Jesus, Ele nos resgatou da lei gravadas em pedras (letra que mata). E hoje a humanidade tem o livre arbítrio de obedecer e seguir a lei de Cristo!!


Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim ab-rogar, mas cumprir. (Mateus 5:17)

Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro;(Galatas 3.13)

Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher,nascido sob a lei
Para resgatar os que estavam debaixo da lei, a fim de recebermos a adoção de filhos.(Galatas 4.4-5)

A prova de que a lei de Moisés tinha estatutos e ordens que não cumpridas levariam a morte. Hoje em dia, na graça, temos o livre arbítrio do que devemos e não podemos fazer pela fé em Jesus, por isso, um verdadeiro cristão observa as ordens deixadas pelo Senhor Jesus e também ao evangelho de Cristo nas cartas do apostolo Paulo as igrejas. A falta de obediência acarretará no fim com o Juízo de Deus!  Toda lei escrita a Moisés foi abolida porque matava, essa é a letra que mata!

Quem ferir alguém, de modo que este morra, certamente será morto. (Exodo 21.12)

Mas se alguém agir premeditadamente contra o seu próximo, matando-o à traição, tirá-lo-ás do meu altar, para que morra.(Exodo 21.14)

O que ferir a seu pai, ou a sua mãe, certamente será morto.(Exodo 21.15)

E quem raptar um homem, e o vender, ou for achado na sua mão, certamente será morto.(Exodo 21.16)

quem amaldiçoar a seu pai ou a sua mãe, certamente será morto.(Exodo 21.17)

OBS: Você que gosta de falar mal ou responder a sua mãe e ao seu pai com palavras de insulto, maldizentes certamente você morreria na Lei de Moises!

Vejam mais ordens do ministério da Morte (Lei de Moisés), que se hoje Deus fosse agir como mandamento na época de Israel para os nossos dias muitas pessoas receberiam condenção de morte!


Quando um homem amaldiçoar a seu pai ou a sua mãecertamente morrerá; amaldiçoou a seu pai ou a sua mãe; o seu sangue será sobre ele. (Levítico 20.9)

Também o homem que adulterar com a mulher de outro, havendo adulterado com a mulher do seu próximo, certamente morrerá o adúltero e a adúltera.(Levítico 20.10)

E o homem que se deitar com a mulher de seu pai descobriu a nudez de seu pai;ambos certamente morrerão; o seu sangue será sobre eles..(Levítico 20.11)

E porque Deus, agora no ministério do Senhor Jesus Cristo (Espírito vivificante), invalidou a primeira aliança que fez através da lei de Moisés (palavra que mata, escrita em pedras)?


Porque a lei constitui sumos sacerdotes a homens sujeitos à fraqueza, mas a palavra do juramento, que foi posterior à lei, constitui o Filho, perfeito para sempre. (Hebreus 7.28)


Se, portanto, a perfeição houvera sido mediante o sacerdócio levítico (pois nele baseado o povo recebeu a lei), que necessidade haveria ainda de que se levantasse outro sacerdote, segundo a ordem de Melquisedeque, e que não fosse contado segundo a ordem de Arão? (Hebreus 7.11)

Quem é esse sacerdote que foi trocado pelo sacerdote da lei de Moises e qual é essa ordem de Melquisedeque?

Assim, também Cristo a si mesmo não se glorificou para se tornar sumo sacerdote, mas o glorificou aquele que lhe disse: Tu és meu Filho, eu hoje te gerei;  
como em outro lugar também diz: Tu és sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque. (Hebreus 5.5-6)

Agora na Superior Aliança, que é o Ministério do Espírito vivificante, o evangelho do Senhor Jesus Cristo, onde fica escrito as leis de Deus?


Porque esta é a aliança que depois daqueles dias Farei com a casa de Israel, diz o Senhor; Porei as minhas leis no seu entendimento, E em seu coração as escreverei; E eu lhes serei por Deus, E eles me serão por povo; (Hebreus 8.10)

Veja, de acordo com a bíblia, outra coisa que o Senhor Jesus Cristo fez para nos livrar do ministério da morte, da lei de Moises, através da sua vinda à terra em carne?


Vindo, porém, a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher,nascido sob a lei,
para resgatar os que estavam sob a lei, a fim de que recebêssemos a adoção de filhos. (Galatás 4.4-5)



Resgatar do cárceres do ministério da morte, da lei de Moises, lei que matava outros por testemunho de 2 ou 3 judeus, como exemplo, a mulher que adulterava tinha que receber pedrada?


Mas, antes que viesse a fé, estávamos sob a tutela da lei e nela encerrados, para essa fé que, de futuro, haveria de revelar-se. (Galatás 3.23)

A fé verdadeira não tem nada a ver com propósitos em altares, propósitos de provar sua fé em Deus, pois a obediência ao evangelho de Cristo é que faz o Senhor estar com você diariamente, conforme a própria declaração dEle. Veja qual é a fé, o que o Espírito vivifica!


Pois todos vós sois filhos de Deus mediante a fé em Cristo Jesus; porque todos quantos fostes batizados em Cristo de Cristo vos revestistes. (Galatás 3.4-5)

Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;
Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém (Mateus 28.19-20)


Veja com está bem claro o papel do Espírito que vivifica, contrario a letra que mata (escrita em pedras)!


E disto nos dá testemunho também o Espírito Santo; porquanto, após ter dito:
Esta é a aliança que farei com eles, depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei no seu coração as minhas leis e sobre a sua mente as inscreverei,(Hebreus 10.15-16)

E agora veja dois exemplos de fé na lei de Cristo, exemplos de misericórdia, aonde não tem nada a ver com propósitos e votos baseados nos mandamentos do ministério da morte, que foi escrita em tábuas que Moisés recebeu no Monte Sinai!


Levai as cargas uns dos outros e, assim, cumprireis a lei de Cristo.
Porque, se alguém julga ser alguma coisa, não sendo nada, a si mesmo se engana. (Galatas 6.2)

Porque nós, pelo Espírito, aguardamos a esperança da justiça que provém da fé.
Porque, em Cristo Jesus, nem a circuncisão, nem a incircuncisão têm valor algum,mas a fé que atua pelo amor.(Galatas 5.5-6)


* O Senhor Jesus mesmo que disse isso:

Novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros.
Nisto conhecerão todos que sois meus discípulosse tiverdes amor uns aos outros. (João 13.34-35)


* A lei da graça do Senhor Jesus:

Porquanto a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens,
educando-nos para que, renegadas a impiedade e as paixões mundanas, vivamos, no presente século, sensata, justa e piedosamente,
aguardando a bendita esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus,(Tito 2.11-13)


* Aqui está o que o Senhor Jesus quer:

Mas, se vós soubésseis o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifício, não condenaríeis os inocentes.(Mateus 12.7)

OBS: Veja com está claro a declaração do Senhor Jesus, não sou eu, e nem o líder da igreja que estou. É Cristo, meu Senhor e Redentor e salvador que declara que quer misericórdia das pessoas, sacrifícios pertenceu a época da lei. Muitos dizem que segue a Cristo, mas aprenderam a usar a fé baseada em versículos na lei de Moisés, do antigo testamento, isso é seguir a palavra que mata, escrita em pedras, vê se esse lideres ensinaram que existe uma letra que mata para as pessoas de suas igrejas?



Vê se é ensinado isso para eles, se leem esses versículos em seus cultos?


E de novo protesto a todo o homem, que se deixa circuncidar, que está obrigado a guardar toda a lei.

Separados estais de Cristo, vós os que vos justificais pela lei: da graça tendes caído.(Galatas 5.3-4)


De maneira que a lei nos serviu de aio para nos conduzir a Cristo, a fim de que fôssemos justificados por fé.
Mas, tendo vindo a fé, já não permanecemos subordinados ao aio.(Galatas 3.24)


Quem é aio que depois que nos conduziu a Cristo, e fomos justificados por fé, não estamos mais subordinados e devemos considerar?


E de tudo o que, pela lei de Moisés, não pudestes ser justificados por Ele é justificado todo aquele que crê. (Atos 13.39)

OBS: É isso aí amigos, está bem claro e é bíblica, a lei de Moises serviu de aio para que os Judeus e gentios aprendessem a respeitar e obedecer a Deus, e uma vez vindo a fé em Cristo, não seguimos e nem sujeitamos mais a lei de Moisés e sua ordenanças e mandamentos. Obedecemos somente agora ao evangelho de Cristo, que é a Lei de Cristo, que tem novos mandamentos (sem mortes, letra que mata), e depois de conhecer o evangelho de Cristo por completo é que somos batizados!

Não sejam insensatos amigos, os ensinamentos até hoje na sua vida servem de aio, abra seu coração para o evangelho, se você leu até aqui é porque tem a vontade de seguir somente ao Senhor Jesus Cristo.


Ó gálatas insensatos! Quem vos fascinou a vós outros, ante cujos olhos, foi Jesus Cristo exposto como crucificado?
Quero apenas saber isto de vós: recebestes o Espírito pelas obras da lei ou pela pregação da fé?
Sois assim insensatos que, tendo começado no Espírito, estejais, agora, vos aperfeiçoando na carne? (Galatas 3.1-3)

Skills

Posted on

Abril 14, 2019

17 Comments

  1. WWW.XMC.PL

    I got a lump in my throat when I thought of that.

    Reply
    • admin

      I appreciate the comments and we are available to discuss. I await your contact and your information by email or no phone that is on the site. Thank you very much in advance.We are available through the email augustocaas@hotmail.com and on the phones (31) 99388-06080 (31) 99316-2117, (31) 99703-7157

      Reply
  2. Polish Portal

    Aw, this was a really great post. In theory Id like to write like this also – taking time and real effort to make a good article but what can I say I procrastinate alot and never seem to get something done.

    Reply
    • admin

      I appreciate the comments and we are available to discuss. I await your contact and your information by email or no phone that is on the site. Thank you very much in advance.We are available through the email augustocaas@hotmail.com and on the phones (31) 99388-06080 (31) 99316-2117, (31) 99703-7157

      Reply
  3. Portal Polska

    That is some inspirational stuff. Never knew that opinions could be this varied. Thanks for all the enthusiasm to offer such helpful information here.

    Reply
    • admin

      I appreciate the comments and we are available to discuss. I await your contact and your information by email or no phone that is on the site. Thank you very much in advance.We are available through the email augustocaas@hotmail.com and on the phones (31) 99388-06080 (31) 99316-2117, (31) 99703-7157

      Reply
  4. SEO Directory Listings

    Hey very cool web site!! Man .. Excellent .. Amazing .. I will bookmark your blog and take the feeds alsoIm happy to find numerous useful information here in the post, we need develop more techniques in this regard, thanks for sharing. . . . . .

    Reply
    • admin

      I appreciate the comments and we are available to discuss. I await your contact and your information by email or no phone that is on the site. Thank you very much in advance.We are available through the email augustocaas@hotmail.com and on the phones (31) 99388-06080 (31) 99316-2117, (31) 99703-7157

      Reply
  5. Pianino Budowa

    I am going to go ahead and bookmark this post for my sis for the research project for school. This is a pretty web page by the way. Where did you pick up the theme for this webpage?

    Reply
    • admin

      The theme was born from the many missionary trips that we have already made and that we see that there is still hope in Christ Jesus!

      Reply
  6. USA.XMC.pl

    Please tell me that youre heading to keep this up! Its so excellent and so important. I cant wait to read much more from you. I just feel like you know so much and know how to make people listen to what you have to say. This blog is just also cool to be missed. Great things, really. Please, PLEASE keep it up!

    Reply
  7. SEO Directory

    Very interesting. Do you have a facebook or twitter page I can follow you on?

    Reply
  8. XMC

    Hi 🙂 that they will get bored and forget about you. for this reason, try to make a list of topics that you wish to share, things that bloggers love to read about, techniques that attract more readers and things to avoid. this Have you considered promoting your blog? add it to SEO Directory right now 🙂

    Reply
  9. Pianino Klasyczne

    Major with! however I’m owning a few trouble trying toward load your blog. I have comprehend it many times before with never gotten something approximating this, nevertheless now when I test near load amazing it just takes a little while (5-10 minutes ) plus then just stops. I anticipate i don’t have spyware or something. Does anyone lying on familiar terms with what the issue could be?

    Reply
  10. www.xmc.pl

    I am going to go ahead and save this post for my brother for a coming up research project for class. This is a sweet website by the way. Where did you get a hold the template for this website? http://www.piano.m106.com

    Reply
  11. xmc

    Being an affiliate your main purpose is to effectively and convincingly promote a product or service and find customers to do the same. To help you achieve this goal you should be able to inform customers of certain products and services that you know works and is good using your own testimonial & experiences of them. Therefore it really will be difficult for you to do when you have not already tried these things for your self! So you will not be able to promote and recommend them convincingly and your potential customer will be lost. If you are doing a home party to your potential clients this can prove disastrous! You will want to give your guests loads of stories or experiences so they can enjoy all that you offer & bring in the money.

    Reply
  12. xmc.pl

    As someone who is passionate about learning and personal growth, I can’t recommend this blog enough. The author’s writing is not only informative and engaging, but also deeply thoughtful and insightful. I appreciate the level of research and attention to detail that goes into each post, and the author’s commitment to providing factual and balanced perspectives. What I love most about this blog is its ability to challenge my assumptions and make me think deeply about important issues. Whether you’re looking to expand your knowledge on a specific topic or just looking for an interesting read, this blog is an absolute must-read.

    Reply

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

WhatsApp chat