+55 31 9388.0680 31 997037157 31 993162117 jesuscristo@aindahaesperanca.com
Select Page

O que você sente diante da felicidade, diante de um momento de descanso, diante de uma realização, de uma promoção de um amigo ou inimigo?

A toxidade em sua vida é também costada quando você tem desejo de destruir algo de bom em outra vida ou que está trazendo felicidade a alguém ou a uma comunidade, cidade, estado, nação ou ao mundo

Hoje, a maior parte da fatia da receita mundial está com uma pequena, a quantidade de dinheiro e é tão grande na mão de alguns, e mesmo que estas pessoas vivessem 2 mil ou mais anos não teriam como gastar todo este valor! A bíblia nos relata que sabendo e podendo fazer o bem e não fazendo estamos pecando. No livro de Tiago capitulo 4 versículo 17 está assim escrito, “Portanto, pensem nisto: Quem sabe que deve fazer o bem e não o faz comete pecado.”

 E no livro de 2 Gálatas 6:10 “Então, enquanto temos tempo, façamos o bem a todos, mas principalmente aos domésticos da fé.”

Hoje muitas pessoas tem sofrido de depressão por não ter como alcançar alguma solução em sua vida, por não ter trabalho e meios de se alimentar e criar suas famílias. Existe possibilidade para fazer alguma coisa? Reconheço que existem muitas falcatruas atualmente, mas também sei existem muitos projetos sociais, com objetivos claros para trazer soluções, reconheço também que não será a solução para mudar a situação da humanidade, mas que podemos fazer algumas coisas, não para prover alimentação, mas principalmente para levar as pessoas a trabalhar por momento melhor em suas vidas.

A toxialidade está em todos os lugares, e um deles são os limites que grupos da sociedade e também do governo estabelece para cada um viver ou estar, as vezes estes limites são colocados de forma sutil e de outras vezes bruscamente ou descaradas, e acham isso justo, cada pessoa tem um caminho a seguir, mas nem todos caminhos levam ao objetivo, e muitas das vezes não chega ao objetivo, por causa destes limites a maior parte da população mundial vive tolhidas de seus anseios, desejos e sonhos. As pessoas são classificadas em grupos socias bem delimitados e destes grupos dificilmente passam para outros grupos no sentido de crescimento, na verdade é mais fácil e tranquilo cair para um grupo com mais restrições e muitos se conformam e acham que é deste jeito mesmo que devem viver por toda vida. O que muitas das vezes parecer ser igualdade de oportunidades é uma discriminação disfarçada, a seleção é para dificultar a passagem de pessoas de uma faixa para outra. Para maioria da população um jeito de não se machucar é aceitar as condições imposta e ir sobrevivendo.

A maior parte da população mundial pode ser chamada de sobreviventes, diante de tantas barreiras sociais, econômicas, educacionais, morais e muitas outras que foram estabelecidas. As situações mundiais de toxialidade podem ser mudadas quando as pessoas acordarem do prazer de fazer as outras sofrerem! Hoje em dia não se observa a preocupação com as pessoas, natureza, conservação e demais situações do conjunto que afetam a sociedade e aos meios naturais.

Quando olhamos para os mares e oceanos, vemos a multidão de lixo plástico que está afetando drasticamente a vida nos mares, e o que está sendo feito pelas autoridades, e grandes empresários e pela população mundial? Reconheço que alguns grupos tem procurado fazer algumas coisas. Mas não é o suficiente. A toxialidade está também em ver o problema como este e dizer: que não tenho nada a ver com isso, ou isso é função dos governantes, etc…

Toxidade também está na palavra lança e uma delas é amor! Neste exemplo podemos ver algumas pessoas que dizem constantemente a palavra amor, mas suas atitudes não refletem o que falam. Deus nos deu cinco sentido: o olfato, o paladar, a audição, a visão e tato, mas com a passar do tempo foi se perdendo a qualidade de cada um deste sentidos e também consciência do que é a verdade. E com isso, se perdeu o valor de muitas coisas, dentre elas o sentido de algumas palavras e dentre elas a palavra amor! Muitas vezes está palavra é usa, mas pouco está sendo vivida, expressada em muitos momentos! Creio que momento de refletimos o que temos feito! Outras palavras como a bondade, fidelidade, compromisso, companheirismo, amizade, carinho, profissionalismo, pai, mãe, filho, patriotismo, honra, lealdade, e muitas outras palavras que tem um sentido esplendoroso, mas nós dias atuais, quase nada valem!

Lucas 19 Ouvir

1 E, tendo Jesus entrado em Jericó, ia passando.

2 E eis que havia ali um homem chamado Zaqueu; e era este um chefe dos publicanos, e era rico.

3 E procurava ver quem era Jesus, e não podia, por causa da multidão, pois era de pequena estatura.

4 E, correndo adiante, subiu a uma figueira brava para o ver; porque havia de passar por ali.

5 E quando Jesus chegou àquele lugar, olhando para cima, viu-o e disse-lhe: Zaqueu, desce depressa, porque hoje me convém pousar em tua casa.

6 E, apressando-se, desceu, e recebeu-o alegremente.

7 E, vendo todos isto, murmuravam, dizendo que entrara para ser hóspede de um homem pecador.

8 E, levantando-se Zaqueu, disse ao Senhor: Senhor, eis que eu dou aos pobres metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, o restituo quadruplicado.

9 E disse-lhe Jesus: Hoje veio a salvação a esta casa, pois também este é filho de Abraão.

10 Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido.

Neste texto do capitulo 19, no versículo 1 mostra que jesus entrando em Jericó. No versículo 2  podemos ver chefe dos publicanos “Publicano era o nome dado aos cobradores de impostos e tributos na época do Império Romano3Eles eram responsáveis por cobrar os impostos, tributos ou taxas alfandegárias em nome do Império Romano3Havia duas espécies de publicanos: os publicanos gerais, que eram responsáveis pela renda do império perante o imperador romano, e os publicanos delegados por estes em cada província. Os publicanos surgiram na época do Império Romano, quando o governo precisava de uma forma de arrecadar impostos dos territórios conquistados. Eles eram judeus que se ofereciam para trabalhar como cobradores de impostos em nome do Império Romano. Em troca, eles receberiam uma porcentagem dos impostos arrecadados, o que os tornava muito ricos.” No versículo 3 mostra que Zaqueu procura ver Jesus, seu objetivo era simples somente ver alguém que tantas pessoas falavam. Neste objetivo Zaqueu tinha dois obstáculos, a multidão e sua pequena estatura. No versículo 4, podemos observar que mesmo sendo chefe dos Publicamos e rico não deixou buscar uma solução para realizar o seu objetivo e solução foi subir em uma figueira.  Atitude esta que não era comum para a posição e condição que ocupava. No versículo 5 mostra que jesus passando próximo a figueira já sabia de tudo que passava no coração de Zaqueu e que ia acontece, e o convida para descer e expõe que seu desejo era pousar em sua casa. No versículo 6 constatasse que Zaqueu se sentiu realizado e desceu rapidamente. No versículo 7 observamos que a multidão murmurava, que jesus entrara na casa de um pecador. Jesus veio para aqueles que estavam doente e muitos pensam que doença é só doentes fisicamente, e jesus mostra em suas atitudes que veio para todos e para solução de todas as situações. No versículo 8 observasse: Zaqueu prometeu devolver aos pobres metade dos meus bens e se nalguma coisa tenho defraudado alguém o restituir quadruplicado. Jesus estando na casa de Zaqueu até os pensamentos e procedimentos de Zaqueu mudaram. Procedimento que não era comum a um Publicano. No versículo 9 observasse que Jesus fala que observou a salvação naquela casa, e diz que Zaqueu é um homem de promessa como Abraão.  No versículo 10 Jesus diz que veio buscar e salvar o que se havia perdido, pois o caminho de Zaqueu era este. No Versículo 11

17- Manda aos ricos deste mundo que não sejam altivos, nem ponham a esperança na incerteza das riquezas, mas em Deus, que abundantemente nos dá todas as coisas para delas gozarmos;
        18- Que façam bem, enriqueçam em boas obras, repartam de boa mente, e sejam comunicáveis;
        19- Que entesourem para si mesmos um bom fundamento para o futuro, para que possam se apoderar da vida eterna.

1 Timóteo 6:17-19

Comentário de Albert Barnes

Encarregue aqueles que são ricos neste mundo, para que não sejam altivos – um dos males aos quais estão particularmente expostos. A idéia é que eles não se valorizem por causa de sua riqueza ou menosprezem com orgulho e arrogância seus inferiores. Eles não devem supor que são pessoas melhores ou estão no céu mais próximo, porque são ricos. A propriedade realmente não faz distinção nas grandes coisas que pertencem ao caráter e à salvação. Ela não necessariamente torna sábio, aprendido, ótimo ou bom. Em todas essas coisas, o homem que não tem riqueza pode ser muito superior àquele que tem; e por uma distinção tão leve e sem importância como o ouro pode conferir, nenhum homem deve se orgulhar. Além disso, que tal homem reflita que sua propriedade é um dom de Deus; que ele é enriquecido porque Deus escolheu organizar as coisas para que ele fosse; que não é principalmente devido a qualquer habilidade ou sabedoria que ele tenha; que sua propriedade apenas aumenta sua responsabilidade, e que tudo deve logo ser deixado, e ele é tão pobre quanto o “mendigo que jaz à sua porta”; e ele verá uma ampla razão pela qual não deve se orgulhar.

Nem confie em riquezas incertas – Margem, “A incerteza de”. A margem expressa o significado do grego com mais precisão do que o texto, mas o sentido não é materialmente variado. As riquezas são incertas porque em breve poderão ser retiradas. Nenhuma dependência pode ser colocada sobre eles nas emergências da vida. Quem é rico hoje, não tem segurança de que estará amanhã; e se ele será rico amanhã, ele não tem certeza de que suas riquezas suprirão suas necessidades naquele momento. Um homem cuja casa está em chamas, ou naufragado, ou cujo filho está morrendo, ou que é ele próprio na agonia da morte, não pode tirar vantagem do fato de ser mais rico que as outras pessoas; ver notas em Lucas 12: 16-21 . Aquilo contra o qual Paulo aqui dirige Timóteo a advertir os ricos é o que eles estão mais expostos. Um homem que é rico é muito suscetível de “confiar” em Suas riquezas e de supor que ele não precisa de mais nada; compare Lucas 12:19 . Ele sente que não depende de seus semelhantes e é muito provável que sinta que não depende de Deus. É por essa causa que Deus registrou tantas declarações solenes em sua palavra, respeitando a instabilidade das riquezas (compare Provérbios 23: 5 ), e ele está dando tantas lições instrutivas em sua providência, mostrando como facilmente as riquezas podem desaparecer repentinamente .

WhatsApp chat