+55 31 9388.0680 31 997037157 31 993162117 jesuscristo@aindahaesperanca.com
Select Page

SAIA DA CAVERNA

Jeová cuidou de Elias

“1Então o rei Acabe contou à sua esposa Jezabel tudo o que realizara Elias e como passara ao fio de espada todos os profetas de Baal. 2Diante disso, Jezabel mandou um mensageiro a Elias com o seguinte recado: “Que os deuses me façam sofrer as piores desgraças, se até amanhã a esta hora eu não fizer com a tua vida o que fizeste com os profetas!” 3Assim que Elias recebeu este aviso, fugiu para salvar a própria vida, chegando a Berseba, que pertence a Judá, deixou ali o seu servo. 4Quanto a ele, fez pelo deserto a caminhada de um dia e foi sentar-se debaixo de um pé de giesta, uma espécie de arbusto, e ali orou pedindo para si a morte, dizendo: “Agora basta, ó Yahweh! Retira-me a vida, pois não sou melhor que meus pais!” 5Deitou-se e dormiu ali mesmo, sob a giesta. Mas eis que um Anjo o tocou e disse-lhe: “Levanta-te e alimenta-te!” 6Abriu os olhos, olhou ao redor, e eis que ali, junto à sua cabeceira, havia um pão quente que fora assado sobre pedras em brasa e uma vasilha com água fresca. Tendo comido e bebido, voltou a se deitar. 7O Anjo do SENHOR veio pela segunda vez, tocou-o e lhe recomendou: “Levanta-te e come, porque a viagem será muito longa!” 8Então, ele se levantou, comeu e bebeu. Fortalecido com aquele alimento, viajou quarenta dias e quarenta noites, até chegar ao Sinai, em Horebe, o monte de Deus.
9Ali entrou numa caverna e passou a noite. Então, Elias ouviu a voz do SENHOR, que lhe questionou nestes termos: “Que fazes aqui, Elias?” 10Ao que ele respondeu: “Sinto minhas entranhas serem consumidas por causa do ardente zelo que tenho por Yahweh, o SENHOR Deus dos Exércitos, porquanto os israelitas abandonaram a tua Aliança, destruíram os teus altares e mataram os teus profetas ao fio de espada; e fiquei solitário, restou somente eu, e agora procuram também tirar minha vida”. 11Diante destas palavras, Deus lhe disse: “Sai deste lugar e vá ficar diante de mim no alto do monte!” Então o SENHOR passou por ali e mandou um vento muito forte, que fendeu os morros e partiu as rochas em pedaços. Contudo, Yahweh não estava no vento. Quando o vento arrefeceu e parou de soprar, ocorreu um forte terremoto; porém o SENHOR não estava no tremor das terras. 12Em seguida ao terremoto, caiu um fogo, mas o SENHOR também não estava no fogo. E depois do fogo veio um sussurro de brisa suave e tranquila. 13Assim que Elias percebeu aquele murmúrio, puxou sua capa para proteger o rosto, saiu e postou-se à entrada da caverna. E uma voz lhe indagou: “Que fazes aqui, Elias?” 14Ao que ele respondeu: “Sinto minhas entranhas serem consumidas por causa do ardente zelo que tenho por Yahweh, o SENHOR Deus dos Exércitos, porquanto os israelitas abandonaram a tua Aliança, destruíram os teus altares e mataram os teus profetas ao fio de espada; e fiquei solitário, restou somente eu, e agora procuram também tirar minha vida”.
15Então o SENHOR Deus lhe orientou: “Vai, retorna por onde vieste para o deserto de Damasco. Quando chegares lá, ungirás a Hazael como rei da Síria. 16E a Jeú, filho de Ninsi, ungirás rei de Israel. E a Elishá ben Shafat, Eliseu, filho de Safate, da cidade de Avel Mehola, Abel-Meolá, ungirás para ser profeta em teu lugar. 17Quem escapar à espada de Hazael, Jeú o matará, e o que fugir da espada de Jeú, Eliseu o matará. 18Mas pouparei em Israel sete mil homens, todos os joelhos que não se dobraram diante de Baal e todos aqueles cujas bocas não o reverenciaram suas imagens beijando-as”

 2Diante disso, Jezabel mandou um mensageiro a Elias com o seguinte recado: “Que os deuses me façam sofrer as piores desgraças, se até amanhã a esta hora eu não fizer com a tua vida o que fizeste com os profetas!” 3Assim que Elias recebeu este aviso, fugiu para salvar a própria vida, chegando a Berseba, que pertence a Judá, deixou ali o seu servo. 4Quanto a ele, fez pelo deserto a caminhada de um dia e foi sentar-se debaixo de um pé de giesta, uma espécie de arbusto, e ali orou pedindo para si a morte, dizendo: “Agora basta, ó Yahweh! Retira-me a vida, pois não sou melhor que meus pais!” 
Diante da afronta de Jezabel Elias preferiu fugir. Quantas vezes vencemos grandes batalhas como Elias venceu e sentimos cansados, também desanimados e sozinhos! E muitas das vezes acontecem conosco o que se passou com o profeta Elias. Muitas vezes será necessário fugir, chegando a Berseba, que pertence a Judá, deixou ali o seu servo, para ir ao deserto Elias preferiu ir sozinho, o deserto é um lugar de tratamento! E muitas vezes é necessário estarmos sozinho com Deus. O tempo no deserto será de acordo com a dimensão do nosso tratamento. sentar-se debaixo de um pé de giesta, uma espécie de arbusto, e ali orou O local para orar também é importante. Elias orou sentado, muitos gostam de orar de joelho, ai é você necessita sentir bem na posição que vai orar e não necessita ser uma única posição. O Senhor nos fala em sua palavra que devemos ir para o nosso quarto, fecha a porta e orar a teu Pai. (MT 6:6) Quantas vezes já falamos ou pensamos que não agüentamos mais? São tantas situações que já falamos deste jeito! Quantas vezes já pedimos que a morte nos alcançe?
5Deitou-se e dormiu ali mesmo, sob a giesta. Mas eis que um Anjo o tocou e disse-lhe: “Levanta-te e alimenta-te!” 6Abriu os olhos, olhou ao redor, e eis que ali, junto à sua cabeceira, havia um pão quente que fora assado sobre pedras em brasa e uma vasilha com água fresca. Tendo comido e bebido, voltou a se deitar. 5Deitou-se e dormiu ali mesmo, sob a giesta. Mas eis que um Anjo o tocou e disse-lhe: “Levanta-te e alimenta-te!” 6Abriu os olhos, olhou ao redor, e eis que ali, junto à sua cabeceira, havia um pão quente que fora assado sobre pedras em brasa e uma vasilha com água fresca. Tendo comido e bebido, voltou a se deitar. 7O Anjo do SENHOR veio pela segunda vez, tocou-o e lhe recomendou: “Levanta-te e come, porque a viagem será muito longa!”
Também esta situação após uma batalha acontece com muitos, e é necessário o descanso tanto material como espiritual. E a provisão chega no momento certo. A nossa vida esta repleta de coincidências com a palavra de Deus. Você já percebeu? 7O Anjo do SENHOR veio pela segunda vez, tocou-o e lhe recomendou: “Levanta-te e come, porque a viagem será muito longa!” O cuidado de Deus é extraordinário para com Elias! Creio que até a sua saída após saber o desejo de Jezabel de matá-lo, foi por orientação de Deus, podemos observa na próprias palavras do anjo para Elias falando da necessidade de alimentação, pois a viagem seria longa. Creio neste momento atual que nos passamos em todo o mundo com a epidemia do Coronavírus, que Deus tem usados muitas pessoas para nos orientar, que o tempo será longo que possamos nos alimentar direito e de ficarmos em casa!
Porém Deus tinha planos diferentes para ele. Assim como tem planos perfeitos para nós. O Senhor providenciou alimento para Elias que, 8Então, ele se levantou, comeu e bebeu. Fortalecido com aquele alimento, viajou quarenta dias e quarenta noites, até chegar ao Sinai, em Horebe, o monte de Deus.
9Ali entrou numa caverna e passou a noite.

O monte Horebe é chamado de o monte de Deus, como vemos em Êxodo 3:1
“Apascentava Moisés o reanho de Jetro, seu sogro, sacerdote de Madiã. Conduziu as ovelhas para além do deserto e chegou a montanha de Deus, a Horeb.”
Lugar onde Deus deu os Dez Mandamentos a Moisés.Também este monte é chamado de monte Sinai, Os israelitas foram para o monte Sinai depois que escaparam da escravidão no Egito, e lá tiveram um encontro com Deus e fizeram uma aliança com Ele.

Deus providenciou alimento para Elias e fortalecido viajou quarenta dias e noite. Muitas das vezes ficamos pensando que foi por acaso! Mas aqui vejo o controle de Deus. Vejo no momento a necessidade de ficar em casa neste tempo de Coronavírus, e o cuidado de Deus! Algumas pessoas pensão que devem sair de casa mesmo sabendo da possibilidade de contaminação. Dizendo que Deus cura! Realmente deus cura, mas Deus orienta que devemos vigiar e orar! Vigiai e orai, para não cairdes em tentação. Mateus 26:41 Não deveremos estar acima de Deus e não prova a Deus!
“Viajou quarenta dias e quarenta noites, até que chegou a Horebe, o monte de Deus.” Quantas vezes temos passado por desertos vales e montanhas foram quarenta dias e noite que Elias viajou até o monte Horebe.

9bEntão, Elias ouviu a voz do SENHOR, que lhe questionou nestes termos: “Que fazes aqui, Elias?” 10Ao que ele respondeu: “Sinto minhas entranhas serem consumidas por causa do ardente zelo que tenho por Yahweh, o SENHOR Deus dos Exércitos, porquanto os israelitas abandonaram a tua Aliança, destruíram os teus altares e mataram os teus profetas ao fio de espada; e fiquei solitário, restou somente eu, e agora procuram também tirar minha vida”.
E a palavra do Senhor veio a ele: “O que você está fazendo aqui, Elias? “(I Reis 19:9b). Ele pergunta a Elias por consideração e respeita, o tempo de ficar na caverna foi de uma noite! E creio que o tempo de ficar em casa devido o Coronavírus esta na vontade Deus! Ele pergunta por que nos respeita! Há para todas as coisas, um tempo determinado por Deus.
Eclesiastes 3 1-8
3 Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu: 2 há tempo de nascer e tempo de morrer; tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou; 3 tempo de matar e tempo de curar; tempo de derribar e tempo de edificar; 4 tempo de chorar e tempo de rir; tempo de prantear e tempo de saltar; 5 tempo de espalhar pedras e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar e tempo de afastar-se de abraçar; 6 tempo de buscar e tempo de perder; tempo de guardar e tempo de deitar fora; 7 tempo de rasgar e tempo de coser; tempo de estar calado e tempo de falar; 8 tempo de amar e tempo de aborrecer; tempo de guerra e tempo de paz.
9bEntão, Elias ouviu a voz do SENHOR, que lhe questionou nestes termos: “Que fazes aqui, Elias?”10Ao que ele respondeu: “Sinto minhas entranhas serem consumidas por causa do ardente zelo que tenho por Yahweh, o SENHOR Deus dos Exércitos, Para responder alguma pergunta necessitamos ouvir, ouvir a Deus, creio que necessitamos ouvir a Deus! Os nossos cinco sentidos com o tempo foram sendo perdidos, em relação a Deus. Muitos de nos já não o ouvimos, não sentimos o seu aroma, o seu toque, nem seu sabor, nem o enxergamos! E isto foi acontecendo em nossas vidas, devido o afastando que tivemos de Deus. A falta de orações (o falar com Deus). Neste momento todos nos necessitamos falar mais com Deus e pedir a Ele que nos de a capacidade de adquirirmos os cinco sentidos para com Ele.

10Ao que ele respondeu: “Sinto minhas entranhas serem consumidas por causa do ardente zelo que tenho por Yahweh, o SENHOR Deus dos Exércitos, porquanto os israelitas abandonaram a tua Aliança, destruíram os teus altares e mataram os teus profetas ao fio de espada; e fiquei solitário, restou somente eu, e agora procuram também tirar minha vida”.
11Diante destas palavras, Deus lhe disse: “Sai deste lugar e vá ficar diante de mim no alto do monte!” Então o SENHOR passou por ali e mandou um vento muito forte, que fendeu os morros e partiu as rochas em pedaços. Contudo, Yahweh não estava no vento. Quando o vento arrefeceu e parou de soprar, ocorreu um forte terremoto; porém o SENHOR não estava no tremor das terras. 12Em seguida ao terremoto, caiu um fogo, mas o SENHOR também não estava no fogo. E depois do fogo veio um sussurro de brisa suave e tranquila. 13Assim que Elias percebeu aquele murmúrio, puxou sua capa para proteger o rosto, saiu e postou-se à entrada da caverna. E uma voz lhe indagou: “Que fazes aqui, Elias?” 14Ao que ele respondeu: “Sinto minhas entranhas serem consumidas por causa do ardente zelo que tenho por Yahweh, o SENHOR Deus dos Exércitos, porquanto os israelitas abandonaram a tua Aliança, destruíram os teus altares e mataram os teus profetas ao fio de espada; e fiquei solitário, restou somente eu, e agora procuram também tirar minha vida”.

Ele tentou dissuadir Deus de que tinha razões verdadeiras e suficientes para estar mergulhado naquele estado de espírito, mas “o Senhor lhe disse: “Saia e fique no monte, na presença do Senhor, pois o Senhor vai passar”. Então veio um vento fortíssimo que separou os montes e esmigalhou as rochas diante do Senhor, mas o Senhor não estava no vento. Depois do vento houve um terremoto, mas o Senhor não estava no terremoto. Depois do terremoto houve um fogo, mas o Senhor não estava nele. E depois do fogo houve o murmúrio de uma brisa suave. Quando Elias ouviu, puxou a capa para cobrir o rosto, saiu e ficou à entrada da caverna. E uma voz lhe perguntou: “O que você está fazendo aqui, Elias? “(9b e 13). De novo Elias tentou argumentar com o Senhor, mas recebeu ordens de se levantar e seguir o caminho que lhe estava sendo indicado e cumprir as ordens que lhe estavam sendo entregues, porque Deus estava à sua frente e já providenciara tudo que era necessário para que fizesse a sua parte. E ele obedeceu, porque sabia quem era Deus. Os sentido de Elias estavam aguçados para perceber onde estava Deus, em cada um Porque não precisava ver para crer, mas creia que no que está escrito em Hebreus 10:23: “Apeguemo-nos com firmeza à esperança que professamos, pois aquele que prometeu é fiel.”. E nós, sairemos da caverna ou continuaremos escondidos? Deus quer governar a nossa vida e não fazer parte do nosso vocabulário!
“Eliane Malpighi”
15Então o SENHOR Deus lhe orientou: “Vai, retorna por onde vieste para o deserto de Damasco. Quando chegares lá, ungirás a Hazael como rei da Síria. 16E a Jeú, filho de Ninsi, ungirás rei de Israel. E a Elishá ben Shafat, Eliseu, filho de Safate, da cidade de Avel Mehola, Abel-Meolá, ungirás para ser profeta em teu lugar. 17Quem escapar à espada de Hazael, Jeú o matará, e o que fugir da espada de Jeú, Eliseu o matará. 18Mas pouparei em Israel sete mil homens, todos os joelhos que não se dobraram diante de Baal e todos aqueles cujas bocas não o reverenciaram suas imagens beijando-as.
Deus orientou a Elias claramente o que ele tinha que fazer e não deixou sozinho deixando sete mil homens que não se dobraram diante de Baal. Creio é tempo de estamos atentos as orientações que vem de Deus e também sabermos que não estamos sós. Existe uma multidão em todo o mundo que tem orado.

Isaias 26: 20-21

Isaías 26

1 Naquele dia se entoará este cântico na terra de Judá: Temos uma cidade forte, a que Deus pôs a salvação por muros e antemuros.

2 Abri as portas, para que entre nelas a nação justa, que observa a verdade.

3 Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em ti; porque ele confia em ti.

4 Confiai no SENHOR perpetuamente; porque o SENHOR DEUS é uma rocha eterna.

5 Porque ele abate os que habitam no alto, na cidade elevada; humilha-a, humilha-a até ao chão, e derruba-a até ao pó.

6 O pé pisá-la-á; os pés dos aflitos, e os passos dos pobres.

7 O caminho do justo é todo plano; tu retamente pesas o andar do justo.

8 Também no caminho dos teus juízos, Senhor, te esperamos; no teu nome e na tua memória está o desejo da nossa alma.

9 Com minha alma te desejei de noite, e com o meu espírito, que está dentro de mim, madrugarei a buscar-te; porque, havendo os teus juízos na terra, os moradores do mundo aprendem justiça.

10 Ainda que se mostre favor ao ímpio, nem por isso aprende a justiça; até na terra da retidão ele pratica a iniqüidade, e não atenta para a majestade do Senhor.

11 Senhor, a tua mão está exaltada, mas nem por isso a vêem; vê-la-ão, porém, e confundir-se-ão por causa do zelo que tens do teu povo; e o fogo consumirá os teus adversários.

12 Senhor, tu nos darás a paz, porque tu és o que fizeste em nós todas as nossas obras.

13 Ó Senhor Deus nosso, já outros senhores têm tido domínio sobre nós; porém, por ti só, nos lembramos de teu nome.

14 Morrendo eles, não tornarão a viver; falecendo, não ressuscitarão; por isso os visitaste e destruíste, e apagaste toda a sua memória.

15 Tu, Senhor, aumentaste a esta nação, tu aumentaste a esta nação, fizeste-te glorioso; alargaste todos os confins da terra.

16 Ó Senhor, na angústia te buscaram; vindo sobre eles a tua correção, derramaram a sua oração secreta.

17 Como a mulher grávida, quando está próxima a sua hora, tem dores de parto, e dá gritos nas suas dores, assim fomos nós diante de ti, ó Senhor!

18 Bem concebemos nós e tivemos dores de parto, porém demos à luz o vento; livramento não trouxemos à terra, nem caíram os moradores do mundo.

19 Os teus mortos e também o meu cadáver viverão e ressuscitarão; despertai e exultai, os que habitais no pó, porque o teu orvalho será como o orvalho das ervas, e a terra lançará de si os mortos.

20 Vai, pois, povo meu, entra nos teus quartos, e fecha as tuas portas sobre ti; esconde-te só por um momento, até que passe a ira.

21 Porque eis que o Senhor sairá do seu lugar, para castigar os moradores da terra, por causa da sua iniqüidade, e a terra descobrirá o seu sangue, e não encobrirá mais os seu mortos.

WhatsApp chat