+55 31 9388.0680 31 997037157 31 993162117 jesuscristo@aindahaesperanca.com
Select Page

Homens e mulheres perfeitos justificados por si mesmo.
Diante dos sinais do final dos tempos.

  • II CORINTIOS (cap. 4)·

3- Mas, se ainda o nosso evangelho está encoberto, é naqueles que se perdem que está encoberto,

4- nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus.

Sabemos que muitas pessoas que conheciam o evangelho (a Bíblia) se apostataram (afastaram) deste caminho (II Tess.2:3) e não estão enxergando para onde estão indo e o que estão fazendo. Para estas pessoas não resplandece a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus. A cegueira espiritual traz o ser humano à busca dos estatos antigos, o da perfeição com busca de justificativas para as suas atitudes: “Todas pessoas fazem!” “James também faz!”  

 

  • JOÃO (cap. 8)·

23 – Disse-lhes ele: Vós sois de baixo, eu sou de cima; vós sois deste mundo, eu não sou deste mundo.

24 – Por isso vos disse que morrereis em vossos pecados; porque, se não crerdes que eu sou, morrereis em vossos pecados.

25 – Perguntavam-lhe então: Quem és tu? Respondeu-lhes Jesus: Exatamente o que venho dizendo que sou.

26 – Muitas coisas, tenho que dizer e julgar acerca de vós; mas aquele que me enviou é verdadeiro; e o que dele ouvi, isso falo ao mundo.

27 – Eles não perceberam que lhes falava do Pai.

28 – Prosseguiu, pois, Jesus: Quando tiverdes levantado o Filho do homem, então conhecereis que eu sou, e que nada faço de mim mesmo; mas como o Pai me ensinou, assim falo.

29 – E aquele que me enviou está comigo; não me tem deixado só; porque faço sempre o que é do seu agrado.

30 – Falando ele estas coisas, muitos creram nele.

Destacamos “não perceberam” porque os fariseus pensavam que Jesus testemunhava de si mesmo e declaravam que seu testemunho não era valido, conforme esta escrito em João 8:13. Hoje quantas pessoas no mundo ainda assim declaram e não perceberam que Aquele (Jesus) quem nos fala nestes versículos é o filho de Deus e fala de Deus para nós. Eu me incluo nesta palavra, necessitamos enxergar e viver esta outra dimensão este outro mundo. Há necessidade de cremos em Jesus e viver conforme seus ensinamentos para não morrermos em nossos pecados.

ANTES DE DEIXAR ESTA TERRA, JESUS PROMETEU QUE UM DIA VOLTARIA! – Para assumir pessoalmente o controle do Mundo e impedir o Homem de destruir-se a si mesmo! Também nos deu muitos “sinais” para os quais estarmos atentos, para podermos saber quando Ele estaria prestes a voltar. Eis aqui apenas alguns desses importantes “sinais”:

HAVERÁ “GUERRAS E RUMORES DE GUERRAS, nação se levantará contra nação, e reino contra reino.” (Mateus 24:6,7) Embora o Mundo sempre tenha conhecido a guerra, foi só entre 1914-1918, e depois novamente de 1939-1945, que se deram Guerras Mundiais totais! Desde que começou o Século 20 já foram mortos mais de 100 milhões de pessoas, já se gastou mais de 2 trilhões de dólares em armas e já se travou mais de 150 guerras!

“E HAVERÁ FOMES E PESTES E TERREMOTOS EM VÁRIOS LUGARES!” (Mateus 24:7) A Organização Mundial de Saúde calcula que hoje em dia cerca de um terço do Mundo é bem alimentado, um terço é mal alimentado e um terço está passando fome! Todos os anos morrem de fome quatro milhões de pessoas. Se você lê a uma velocidade normal, desde que começou a ler isto já morreram de fome mais de 30 pessoas, uma vez que a fome está matando cerca de 30 vidas por minuto neste preciso momento!

SEGUNDO O ALMANAQUE MUNDIAL, HOUVE APENAS SEIS TERREMOTOS de maior importância entre 1800- 1896. Mas em cada década, desde 1897 até 1947 houve dois ou três; na década de 1947-1956 houve sete; e de 1957-1966 houve 17! Desde 1975 houve mais de 50 terremotos significantes! Na verdade, 25 dos 49 maiores terremotos registrados na História ocorreram entre 1960- 1980!

“E ESTE EVANGELHO DO REINO SERÁ PREGADO EM TODO O MUNDO em testemunho a todas as gentes, e então virá o Fim!” (Mat.24:14) Ele disse que estes outros sinais seriam apenas o “começo das dores” (Mat.24:8), mas que quando o Evangelho for pregado em todas as nações, então virá o Fim! Nunca antes o Evangelho foi pregado em todas as nações como está sendo agora! – Não só por missionários viajando, mas também pelos meios de comunicação modernos da rádio, televisão e literatura impressa! Hoje em dia, toda a nação na face da Terra já ouviu o Evangelho! – “E então virá o Fim!”

OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO E TRANSPORTE MODERNOS que ajudaram a cumprir isto, trazem-nos à ideia outra predição feita há 2.500 anos: “No Fim do tempo, muitos correrão de uma parte para outra, e a ciência se multiplicará!” (Dan:12:4)

ATÉ HÁ POUCO MAIS DE 100 ANOS, os meios de transporte usados pelas pessoas não tinham mudado durante milhares de anos! A humanidade ainda viajava a pé, utilizava animais ou barcos à vela, etc. Mas hoje em dia, não só se dirige a velocidades enormes, mas também se voa e até se vai à Lua! – Presentemente, mais de 200 milhões de pessoas viajam para fora dos seus países todos os anos!

“E A CIÊNCIA MULTIPLICOU-SE” DE UMA FORMA QUASE INACREDITÁVEL! A ciência descobriu mais nestes últimos cem anos do que descobriu ou inventou em todos os 6.000 anos anteriores! Os peritos calculam que presentemente leva menos de cinco anos para a reserva de conhecimentos do Homem duplicar! – E mais de 80% dos cientistas que já existiram estão vivos atualmente!

“E O DIA DA SEGUNDA VINDA DE CRISTO não virá sem que antes venha um grande afastamento do Senhor!” (II Tess.2:3) – Nações inteiras que antes eram cristãs têm-se “afastado” da fé em Deus e na Sua criação para acreditarem em Estudos!

O HOMEM NÃO ESTÁ MELHORANDO, mas em vez disso, nestes “Últimos Dias, homens maus e enganadores irão de mal para pior, enganando e sendo enganados!” (II Tim.3:1,13) Jesus disse que “Como a Terra estava nos dias de Noé, assim também estará na Vinda do Filho do Homem.” (Mat.24:37) A Bíblia diz que nos dias de Noé “a Terra estava corrompida e cheia de violência.” (Gên.6:5,11.)

NOS E.U.A, O CRIME VIOLENTO SUBIU 1.600% só nos últimos 20 anos! – Custando aproximadamente US$12 bilhões por ano! O Diretor Nacional da Saúde dos E.U., informa que “a violência de todas as formas é agora o maior problema de saúde pública.” Estudos mostraram que quando a criança comum americana chega aos 15 anos, já testemunhou pessoalmente a destruição violenta de mais de 13.000 seres humanos em filmes na televisão!

“E HAVERÁ NA TERRA ANGÚSTIA DAS NAÇÕES, COM CONFUSÃO; O MAR E AS ONDAS BRAMINDO!” (Luc.21:25) – Isto está falando simbolicamente dos povos e das nações do Mundo. – Cada vez que se vê as notícias na TV, ela brame! – Com as ondas de novas guerras, tumultos, rebeliões e mais terrorismo, greves, problemas, caos e confusão!

OUTRO GRANDE SINAL DO PRÓPRIO FIM e que muito em breve acontecerá, refere-se à tomada de poder de um poderoso Governo Mundial Único liderado por um Ditador Satânico conhecido como o Anticristo! (Apoc.13) Depois de 3 anos e 1/2 razoavelmente pacíficos do seu reinado, de repente ele irá exigir que o Mundo o adore como Deus, e irá perseguir e fazer guerra contra todos os que recusarem! – Um tempo de “Grande Tribulação”!

“E LOGO DEPOIS DA TRIBULAÇÃO, APARECERÁ NO CÉU O SINAL DO FILHO DO HOMEM, vindo sobre as nuvens do Céu com poder e grande glória!” (Mat.24:29-31) – Exatamente 3 anos e 1/2 depois do Anticristo exigir que o Mundo o adore, Jesus voltará para salvar os Seus filhos salvos dos seus perseguidores, para destruir o Anticristo e as suas forças, e assumir o controle do Mundo para estabelecer o Reino de Deus sobre a Terra!

VOCÊ ESTÁ PREPARADO PARA ESTES ÚLTIMOS E GRANDIOSOS “SINAIS DOS TEMPOS” FINAIS? Você pode ficar preparado agora se receber Jesus no seu coração. Basta fazer esta oraçãozinha e Ele entrará: “Querido Jesus, eu acredito que Você é o Filho de Deus e que morreu por mim. Por favor, perdoe-me por todos os meus pecados. Eu Lhe peço, por favor, Jesus entrar no meu coração e me dar a Sua Dádiva gratuita de Vida Eterna! Ajude-me a amar Você e a acreditar na Sua Palavra e a fazer tudo o que eu puder por Você e pelos outros. Peço em nome de Jesus. Amém.”

Vamos verificar no livro de Ezequiel e Apocalipse o que acontecerá, e o que nós, homens e mulheres perfeitos justificados por si mesmo, poderemos fazer.
A palavra “poderemos” inclui a minha pessoa, pois sei que tenho muito a melhorar, e sei que o perfeito é Jesus!

 

EZEQUIEL  (cap. 38)·

19 – Pois no meu zelo, no ardor da minha ira falei: Certamente naquele dia haverá um grande tremor na terra de Israel;

20 – de tal sorte que tremerão diante da minha face os peixes do mar, as aves do céu, os animais do campo, e todos os répteis que se arrastam sobre a terra,
bem como todos os homens que estão sobre a face da terra; e os montes serão deitados abaixo, e os precipícios se desfarão, e todos os muros desabarão por terra.

 

EZEQUIEL (cap. 39)·

12 – E a casa de Israel levará sete meses em sepultá-los, para purificar a terra.

13 – Sim, todo o povo da terra os enterrará; e isto lhes servirá de fama, no dia em que eu for glorificado, diz o Senhor Deus.

14 – Separarão, pois, homens que incessantemente percorrerão a terra, para que sepultem os que tiverem ficado sobre a face da terra, para a purificarem.
Depois de passados sete meses, farão a busca;

O Toque das Trombetas

Este julgamento é o segundo dos três julgamentos que o Senhor enviará à terra durante o período de Tribulação, Durarão mais 21 primeiros meses, completando a primeira metade da Tribulação. Observem que, aqueles que aceitarem a Jesus durante a Tribulação, não sofrerão os danos dos julgamentos das trombetas. Lembremos sempre de Joel 2:32, que diz que aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.

Primeira Trombeta: Saraiva, fogo e sangue

  • Apocalipse 8:7
    “E o primeiro anjo tocou a sua trombeta, e houve saraiva e fogo misturado com sangue, e foram lançados na terra, que foi queimada na sua terça parte; queimou-se a terça parte das árvores, e toda a erva verde foi queimada.”

Trata-se de uma chuva de saraiva (granizo), misturado com fogo e sangue que desce do céu. Esta chuva queimará um terço de toda terra fértil, das árvores e de todas as plantas.

Segunda Trombeta: Uma montanha de fogo

  • Apocalipse 8:8-9

    “E o segundo anjo tocou a [sua] trombeta; e foi lançada no mar uma coisa como um grande monte ardendo em fogo, e tornou-se em sangue a terça parte do mar. E morreu a terça parte das criaturas que tinham vida no mar; e perdeu-se a terça parte das naus.”

João usou o termo “montanha de fogo” para descrever um cometa que cairá no mar, matando um terço da vida marinha, transformará um terço da água do mar em sangue e destruirá um terço de todas as embarcações.

Terceira Trombeta: Estrela chamada Absinto

  • Apocalipse 8:10-11
    “E o terceiro anjo tocou a sua trombeta, e caiu do céu uma grande estrela ardendo como uma tocha, e caiu sobre a terça parte dos rios, e sobre as fontes das águas. E o nome da estrela era Absinto, e a terça parte das águas tornou-se em absinto, e muitos homens morreram das águas, porque se tornaram amargas.”

Mais um cometa que cai na Terra, e ao cair, afeta um terço de todas as fontes de água, tornando-as amargas e venenosas. O nome Absinto foi dado por João porque o fruto absinto é amargo, e neste caso, o cometa torna amargas as águas. Muitas pessoas morrerão porque beberão desta água.

Quarta Trombeta: Trevas

  • Apocalipse 8:12
    “E o quarto anjo tocou a sua trombeta, e foi ferida a terça parte do sol, e a terça parte da lua, e a terça parte das estrelas; para que a terça parte [da luz] deles se escurecesse, e a terça parte do dia [em si] não brilhasse, e [ficasse com sua luz] semelhantemente [como] a noite.”

Deus fará com que o sol, a lua e as estrelas diminuam sua luz e calor (no caso do sol) em um terço. Significa que o dia terá um terço a mais de escuridão e, mesmo quando for durante o dia, a luminosidade e o calor do sol serão um terço menores. O dia será mais frio e menos iluminado.

Quinta Trombeta: Ataque dos gafanhotos de Apoliom

  • Apocalipse 9:1-11
    “E o quinto anjo tocou a sua trombeta, e vi uma estrela que do céu caiu na terra; e foi-lhe dada a chave do poço [sem fundo] do abismo. E abriu o poço [sem fundo] do abismo, e subiu fumaça do poço, como a fumaça de uma grande fornalha, e com a fumaça do poço escureceu-se o sol e o ar. E da fumaça vieram gafanhotos sobre a terra; e foi-lhes dado poder, como o poder que têm os escorpiões da terra. E foi-lhes dito que não fizessem dano à erva da terra, nem a verdura alguma, nem a árvore alguma, mas somente [para atacar] aos homens que não têm nas suas testas o sinal (a marca) de Deus. E foi-lhes permitido, não que os matassem, mas que por cinco meses os atormentassem (afligissem, vexassem); e o seu tormento era semelhante ao tormento do escorpião, quando fere o homem. E naqueles dias os homens buscarão a morte, e não a acharão; e desejarão morrer, e a morte fugirá deles. E o parecer dos gafanhotos era semelhante ao de cavalos aparelhados para a guerra; e sobre as suas cabeças havia umas como coroas semelhantes ao ouro; e os seus rostos eram como rostos de homens. E tinham cabelos como cabelos de mulheres, e os seus dentes eram como de leões. E tinham couraças como couraças de ferro; e o ruído [do zumbido] das suas asas era como o ruído de carros, quando muitos cavalos correm ao combate. E tinham caudas semelhantes às dos escorpiões, e aguilhões nas suas caudas; e o seu poder era para danificar os homens por cinco meses [seguintes]. E tinham sobre si rei, o anjo do [poço sem fundo] abismo; em hebreu era o seu nome Abadom [destruição], e em grego Apoliom [destruidor].”

É o primeiro dos três “AIS” descritos na primeira metade da Tribulação. Um anjo abre o poço do abismo, e o poço solta gafanhotos com poder de escorpião para atormentar os incrédulos por 5 meses.

Estes demônios em forma de gafanhoto causarão uma dor insuportável aos homens, tanto que eles desejarão morrer mas não conseguirão. João descreve com detalhes a aparência destes gafanhotos.

Sexta Trombeta: Os quatro anjos libertados

  • Apocalipse 9:13-19
    “E tocou o sexto anjo a sua trombeta, e ouvi uma voz que vinha das quatro pontas do altar de ouro, que estava diante de Deus, A qual dizia ao sexto anjo, que tinha a trombeta: Solta os quatro anjos, que estão presos junto ao grande rio Eufrates. E foram soltos os quatro anjos, que estavam preparados para a hora, e dia, e mês, e ano, a fim de matarem a terça parte dos homens. E o número dos exércitos dos cavaleiros era de duzentos milhões; e ouvi o número deles. E assim vi os cavalos nesta visão; e os que sobre eles cavalgavam tinham couraças de fogo, e de jacinto, e de enxofre; e as cabeças dos cavalos eram como cabeças de leões; e de suas bocas saía fogo e fumaça e enxofre. Por estes três foi morta a terça parte dos homens, isto é pelo fogo, pela fumaça, e pelo enxofre, que saíam das suas bocas. Porque o poder dos cavalos está na sua boca e nas suas caudas. Porquanto as suas caudas são semelhantes a serpentes, e têm cabeças, e com elas danificam.”

É o segundo “AI”. Os 4 anjos serão libertados e liderarão 200 milhões de cavaleiros, que são demônios. Estes cavaleiros matarão um terço da humanidade com fogo, fumaça e enxofre.

Até este ponto, podemos concluir que:

  • Com o julgamento do quarto selo, morrem 1/4 da população mundial que fica do Arrebatamento. Sobram portanto, 3/4 da população
  • Até o julgamento da sexta trombeta, morrerão mais 1/3 da população, daqueles 3/4 que sobraram até o momento
  • Portanto: 3/4 × 1/3 = 1/4
  • 1/4 (do quarto selo) + 1/4 (da sexta trombeta) = 1/2 (metade da população mundial morre até aqui)

Totaliza METADE da população mundial morta, desde o julgamento dos selos.

Sétima Trombeta:  Grandes vozes no céu

  • Apocalipse 11:15-19
    “E o sétimo anjo tocou a sua trombeta, e houve no céu grandes vozes, que diziam: Os reinos (domínios, soberanias, governos) do mundo vieram a ser de nosso Senhor e do seu Cristo (o Messias), e ele reinará para todo o sempre (pela eternidade das eternidades). E os vinte e quatro anciãos [da assembléia dos Céus], que estão assentados em seus tronos diante de Deus, prostraram-se sobre seus rostos e adoraram a Deus, Dizendo: Graças te damos, Senhor Deus Todo-Poderoso, [o Único] que és, e que [sempre] eras, e que hás de vir, que tomaste o teu grande poder, e reinaste. E iraram-se as nações, e veio a tua ira (retribuição, indignação), e o tempo dos mortos, para que sejam julgados, e o tempo de dares o galardão aos profetas, teus servos, e aos santos, e aos que temem (têm reverência) o teu nome, a pequenos e a grandes, e o tempo de destruíres os que destroem a terra. E abriu-se no céu o templo de Deus, e a arca da sua aliança foi vista no seu templo; e houve relâmpagos, e vozes, e trovões (explosões), e terremotos e grande saraiva. “

 

Esta trombeta é uma introdução aos novos julgamentos de Deus. Também mostra o céu comemorando a vitória de Cristo sobre o anticristo. Uma antecipação ao Aparecimento Glorioso de Jesus.  

APOCALIPSE (cap. 3)·

10 – Porquanto guardaste a palavra da minha perseverança, também eu te guardarei da hora da provação que há de vir sobre o mundo inteiro, para pôr à prova os que habitam sobre a terra.

Diante de tudo que foi escrito sobre o final dos tempos, Deus nos da uma palavra de conforto para aqueles que guardaste a palavra da minha perseverança, “eu te guardarei da hora da provação que há de vir sobre o mundo inteiro, para pôr à prova os que habitam sobre a terra.”

 

PORQUE TONELADAS DE ÁGUA NAS NUVENS E NOS POLOS DO PLANETA TERRA?

EZEQUIEL  (cap. 38)·

9 – Então subirás, virás como uma tempestade, far-te-ás como uma nuvem para cobrir a terra, tu e todas as tuas tropas, e muitos povos contigo.

 

16 – e subirás contra o meu povo Israel, como uma nuvem, para cobrir a terra. Nos últimos dias hei de trazer-te contra a minha terra, para que as nações me conheçam a mim, quando eu tiver vindicado a minha santidade em ti, ó Gogue, diante dos seus olhos.

EZEQUIEL  (cap. 43)·

2 – E eis que a glória do Deus de Israel vinha do caminho do oriente; e a sua voz era como a voz de muitas águas, e a terra resplandecia com a glória dele.

 

  • APOCALIPSE (cap. 1)·

7 – Eis que vem com as nuvens, e todo olho o verá, até mesmo aqueles que o traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Sim. Amém.

 

Porque Toneladas de água nas nuvens?

Nuvens cúmulos com raio ~100m

Ao vermos uma pequena nuvem branca (cúmulos) no céu, não imaginamos quanta água ela carrega.

Faço aqui um cálculo aproximado da massa de uma nuvenzinha de raio R=100 metros, um tamanho suficiente para sombrear menos de (2×2=) 4 quadras. Assumirei uma nuvem de forma esférica para simplificar:

Volume = 4πR3 / 3 ~ 4,2 milhões de m3 ou seja ~ 4,2 bilhões de litros

Vou considerar que a nuvem seja toda composta de água a qual está na forma de um gás ideal (na realidade ´há outras moléculas de ar e também a água está na fase vapor, que é bem mais condensada – assim, o cálculo abaixo pode estar sub-estimado, dependendo da umidade relativa da nuvem). Sabemos que nas CNTP cada 22,4 litros de um gás ideal contém 1 mol e o número de moles (N) de água nessa nuvem, dentro dessa aproximação, será:

N = (4,2 bilhões de litros de “gás-água” / 22,4 litros/mol) ~ 187 milhões de moles, aproximadamente.

Sabemos também que 1 mol de água tem massa m=18 gramas. Isto nos leva à massa total M de água nessa nuvem:

M ~ 187 mil moles * 18 gramas/mol ~ 3,4 milhões de gramas.

Em resumo: uma inocente ”nuvenzinha branca” mantém ~ 3 Toneladas* de água flutuando sobre nossas cabeças.

Num cálculo mais realista teríamos que levar em consideração a umidade relativa da nuvem, a temperatura, a pressão atmosférica e a pressão de vapor da água na altura em que ela se encontra. Maiores informações, divulgadas por especialistas em meteorologia podem ser obtidas no site do Projeto Chuva do CPTEC, Centro de Previsão do tempo e Estudos Climáticos do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

(*) Consultamos o Coordenador do projeto Chuva, Dr Luiz Augusto Toledo Machado que nos forneceu dados mais precisos sobre o conteudo real de água em uma nuvem cumulos (de tempo bom): 0,1g/m3, na forma de uma infinidade de gotículas de dimensões de dezenas de microns. Esse valor aplicado a uma pequena nuvem cumulos de mesma dimensão na base e com altura mais realista, entre 200m e 1000m, fornece uma massa entre ~1 e ~4 toneladas de água, que mostra que o valor que calculamos é uma boa aproximação.

nuvem cumulosnimbus

Consideremos agora uma nuvem mais carregada, do tipo cumulosnimbus. Se tomarmos o mesmo raio R=100m, a quantidade de água acumulada pode ser estimada num fator de cerca de 1 a 2 ordens de grandeza a mais (**). É fácil de entender isto pois a luz do sol atinge apenas a periferia da nuvem, sendo barrada pela grande massa de água em seu interior; assim a luz é impedida de chegar ao centro, contribuindo para a cor escura -quase negra- de seu aspecto.

Desta forma, uma pequena nuvem de apenas 100 m pode conter algo como 100 toneladas de água, pairando sobre nossas cabeças.

(**) Na consulta ao CPTEC pudemos verificar que o conteudo de água em uma nuvem cumulosnimbus é da ordem 2 a 5 g/m3 ou seja, entre 20 e 50 vezes maior que a de uma nuvem de tempo bom – portanto dentro de nossas estimativas de 1 a 2 ordens de grandeza superior. Aplicando esse valor à mesma nuvem cumulosnimbus esférica, encontramos algo entre ~10 e 20 toneladas, enquanto um cálculo com a mesma área da base e altura de 200 a 1000m fornece algo que pode chegar a 200 toneladas, portanto comparável com o valor que calculamos.

cumulosnimbus se aproximando da cidade

Para finalizar, vamos imaginar um céu carregado de cumulosnimbus (com 1 Km de altura – esse valor pode ser bem maior) que se aproxima para descarregar sobre uma cidade como Belo Horizonte (área da Zona Metropolitana ~ 600 Km2) – A massa de água total será:

M ~100 Toneladas X 10 (altura de 1 Km) X 15.000 (expandindo a nuvem por toda a área, equivalente a ~250 x 250 quadras)

Isto corresponde a cerca de 15 milhões de toneladas de água ou 15 bilhões de litros ou cerca de 8.000 piscinas olímpicas …. que podem desabar sobre nós, muitas vezes em questão de alguns minutos !!! ***

(***) Aplicando os valores fornecidos pelo CPTEC numa situação real e corrigindo as alturas das nuvens cumulosnimbus, que podem chegar a 14 km, encontramos algo entre 17 milhões e 40 milhões de toneladas, correspondentes ao volume de água de 9.000 a 23.000 piscinas olímpicas.

Esses riscos que vimos vivendo nos últimos tempos passarão a ser cada vez mais e mais frequentes, tudo por conta do aquecimento global. Para saber mais leia o post “uma catástrofe calculada” sobre a tragédia do Rio de Janeiro, do início de 2011.

Qualquer bom observador, qualquer bom entendedor, qualquer pessoa que não esteja fora do mundo e fora da bola, percebe que as coisas vão muito mal. A natureza de toda a terra está passando por terríveis transformações e o desequilíbrio provocado nela pela mão do homem, ameaça a própria vida. Não existe nenhuma pessoa com certa idade, que ainda não tenha ouvido falar em catástrofes que sobrevirão ao mundo num tempo determinado. O fato é que muitos sabem que estas coisas estão em curso rápido de desintegração, e todos os sinais da iminente derrocada estão cada vez mais evidentes.

 

Porque Toneladas de água nos polos?

Derretimento das geleiras aumentou o nível do mar em 11 mm

O Ártico bateu recorde de encolhimento do mar congelado. Mas ele não afeta diretamente o nível do mar. Nesse quesito, o que interessa mesmo são as geleiras de terra firme da Groenlândia e da Antártica. As primeiras estão derretendo rapidamente. As últimas aparentemente resistem. Qual é o balanço disso?

O estudo mais completo para mostrar o balanço final de quanto gelo foi derretido e quanta água ganharam os oceanos, o trabalho estimou o quanto as geleiras derreteram nos últimos vinte anos.

Segundo o estudo, entre 1992 e 2011 as geleiras da Groenlândia perderam, em média, 152 bilhões de toneladas de gelo por ano. O calor não foi tão rigoroso no outro polo, mas ainda assim as geleiras da Antártica derreteram 71 bilhões de toneladas de gelo. O resultado é que as geleiras contribuíram com o aumento de 11,1 milímetros no nível do mar desde 1992.

Além disso, a taxa de derretimento das geleiras foi acelerada nos últimos anos. Juntas, as geleiras dos polos Norte e Sul estão perdendo três vezes mais gelo hoje do que na década de 1990. A situação é pior na Groenlândia: este ano, satélites detectaram que 97% da superfície da Groenlândia passou por algum derretimento.

O estudo da Science contou com o trabalho de 47 cientistas, de 26 laboratórios diferentes, e usou dados de dez satélites. Segundo os pesquisadores, trata-se do mais completo estudo na área. Os dados são consistentes com as projeções científicas sobre o aumento do nível do mar causado pelo aumento dos gases de efeito estufa na atmosfera. Estima-se que o nível dos oceanos deve aumentar mais de um metro até 2100. Dados recentes mostram que o mar está subindo cerca de 3,2 milímetros por ano.

O gráfico abaixo, feito pela Nasa, agência espacial americana, mostra como cada polo contribuiu para a elevação dos mares. E como o derretimento dos gelos vem acelerando desde 1990. A linha verde mostra quanto o mar subiu com o degelo da Groenlândia. A amarela mostra a Antártica. E a branca é a elevação do mar combinada das massas de gelo.

Foto: Ian Joughin/University of Washington

(Bruno Calixto)

A maior parte da água (cerca de 97% de toda a água) que existe no planeta está nos oceanos e mares. Conhecemos esta água como água salgada, porque contém substâncias chamadas sais.
A água também está presente em rios e lagos, porém em menor quantidade que nos oceanos. A água de rios e lagos é conhecida como água doce, porque não possui a enorme quantidade de sal que tem a água do mar. Devemos tomar cuidado com esta definição, porque água doce não quer dizer água com açúcar, mas sim com menos sal em relação à água do mar.
Aqüífero ou aquífero é uma formação ou grupo de formações geológicas que pode armazenar água subterrânea. São rochas porosas e permeáveis, capazes de reter água e de a ceder. São utilizadas pelo homem como fonte de água para consumo, embora apenas se forem economicamente rentáveis e sem impactos ambientais negativos.
Quando um rio encontra o mar, as águas se misturam, é o que ocorre em áreas de mangue e estuários. Esta água não é doce nem salgada, mas sim água salobra. Os organismos que aí vivem são adaptados às condições deste ambiente. Os mangues são característicos das áreas tropicais.
O gelo das geleiras é o maior reservatório de água doce sobre a Terra, e perde em volume total de água apenas para os oceanos. As geleiras cobrem uma vasta área das zonas polares mas ficam restritas às montanhas mais altas nos trópicos. Em outros locais do sistema solar, as grandes calotas polares de Marte rivalizam-se com as da Terra.

 

Distribuição da água no nosso Planeta

De tanta água que possui, a Terra recebeu o apelido de Planeta Água, desde que foi vista do espaço pela primeira vez. Contudo, o mundo atual se defronta com uma crise de água. Por que isto ocorre? Em primeiro lugar, porque apenas 2,5% de toda essa água é doce (ver figura abaixo). Além disso, 2/3 da água doce está inacessível para os homens, congelada nos pólos e geleiras. Portanto, menos de 1% (0,78%) da água do planeta está disponível para a humanidade nos rios, lagos e no subsolo.

Contudo, menos de 1% da água do planeta não é pouco. Estima-se que corresponda a mais de 10 mil trilhões de metros cúbicos (1 metro cúbico = 1.000 litros).

1% da água do planeta=10 mil trilhões de metros cúbicos (1 metro cúbico = 1.000 litros).

100% da água do planeta=1 quatrilhões de metros cúbicos (1 metro cúbico = 1.000 litros).

2,5% da água doce do planeta=25 mil trilhões de metros cúbicos (1 metro cúbico = 1.000 litros).

68,9% de 2,5% =1,7225% da água doce congelada do planeta=17.225 mil trilhões de metros cúbicos (1 metro cúbico = 1.000 litros).

Temos que lembrar, se podemos evitar o descongelamento dos polos e esta disponível a cada ser humano, porque não fazer? Pois, a água doce que, esta sendo descongelada, esta se misturando com a salgada dos oceanos. A população mundial tem crescido e a água doce potável tem tornado um produto  raro e caro, será que se tornara um item para os que tem posse?

No entanto, somos hoje mais de 6 bilhões de habitantes e a população mundial vem crescendo em ritmo maior nos últimos anos. Toda essa água é distribuída de forma desigual no mundo: regiões com muita água como a Amazônia e desertos como o Saara. Outro problema é a poluição crescente por esgotos urbanos, resíduos industriais e produtos usados na agricultura.


O Ciclo Hidrológico e as Águas Subterrâneas

Há bilhões de anos, a quantidade de água se mantém a mesma na Terra, através do chamado ciclo hidrológico. As águas evaporam-se dos mares, rios e lagos e transpiram da vegetação, formando as nuvens, que voltam à superfície sob a forma de chuvas ou neve. Ao atingir o solo, as águas das chuvas infiltram-se ou escoam para os rios, lagos e mares, onde o ciclo recomeça. O sol é o grande motor deste ciclo.

A água subterrânea é a água infiltrada que fica armazenada no subsolo, nos espaços vazios de solos e rochas, formando os aqüíferos. Ela flui lentamente, mantendo os rios e lagos durante os períodos de seca. Mais da metade da população do mundo depende da água subterrânea para suprimento de suas necessidades.

Embora mais abundante, a água subterrânea não é inesgotável e deve ser usada adequadamente para não faltar no futuro. Também, não está a salvo da poluição proveniente da indústria, da agricultura e do esgoto urbano, apesar de estar mais protegida no subsolo.


A origem da Fonte do Bingen

Segundo antigos moradores, há mais de 60 anos a Fonte do Bingen vem abastecendo a população de Petrópolis com água potável. Durante todo este tempo ela nunca secou e a qualidade de suas águas vem se mantendo adequada ao consumo (a Prefeitura faz análises periódicas). Por que isto acontece? Qual a origem desta água? Como preservá-la contra a poluição? Este painel tem o objetivo de contar esta história e ajudar a conservar a fonte.

As rochas que vemos aqui possuem mais de 500 milhões de anos. São rochas metamórficas, ou seja, são derivadas de rochas pré-existentes que foram submetidas a condições de temperatura e/ou pressão elevadas e, com isto, sofreram um processo de recristalização denominado Metamorfismo. Os geólogos dão a esta rocha o nome de gnaisse. A rocha pré-existente ao metamorfismo era um granito, rocha magmática, ou seja, cristalizada devido ao esfriamento do magma (rocha fundida). Ao longo do tempo geológico, estas rochas foram submetidas a muitos e gigantescos esforços, entre eles o soerguimento da Serra do Mar que se iniciou há 80 milhões de anos. Durante este evento, as rochas foram fraturadas e falhadas (falhas = fraturas que apresentam movimento de um bloco em relação ao outro). A imagem de satélite apresentada ao lado mostra a grande quantidade de falhas e fraturas existentes na área de Petrópolis e a localização da Fonte do Bingen.

Na rocha que forma a parede da fonte pode-se observar a existência de duas direções de fraturas (veja as fotografias acima): uma quase vertical e a outra perpendicular à primeira. Por que isto é importante? Para explicar a origem desta fonte é necessário entender a posição destas fraturas e observar como a água circula até chegar à fonte. Através das fraturas a água da chuva infiltra-se no solo (veja a figura abaixo para entender melhor o esquema descrito). Ao encontrar as rochas, a água penetra pelas fraturas verticalizadas e escoam pelas perpendiculares. Como as fraturas encontram-se conectadas, ela segue este caminho sucessivamente até interceptar o relevo, originando, assim, a fonte.


A importância da vegetação

As águas das chuvas infiltram-se no terreno e são armazenadas em fraturas das rochas ou entre os grãos das camadas de solo. Numa área densamente florestada, parte da água das chuvas é interceptada pela vegetação antes de alcançar o solo, parte infiltra-se e uma menor quantidade escoa pelo terreno. Ao contrário, em áreas desmatadas, o impacto das gotas de chuva sobre o terreno desprotegido faz com que as águas escoem mais rapidamente pelo solo, diminuindo a infiltração e a capacidade de reabastecimento dos aqüíferos. O escoamento das águas aumenta a capacidade de arraste das partículas de solo, propiciando a erosão e deslizamentos de encostas, trazendo outras conseqüências como o assoreamento (= entulhamento) dos rios. Protegendo a vegetação você está ajudando a preservar nossa água!

“A Terra levou alguns bilhões de anos para construir as rochas, os minerais, as montanhas e os oceanos. Proteja esta obra-prima! ”

 

O que nos Homens e Mulheres perfeitos justificados por si mesmo podemos fazer para transformar estas situações? O que temos feito por esta humanidade? O que temos feito por nos? O que temos feito para Deus?

 

O grande mandamento

Mt 22.34-40, Mc.12.28-34. e Lc.10.25-27 

 

34 – Os fariseus, quando souberam, que ele fizera emudecer os saduceus, reuniram-se todos;

35 – e um deles, doutor da lei, para o experimentar, interrogou-o, dizendo:

36 – Mestre, qual é o grande mandamento na lei?

37 – Respondeu-lhe Jesus: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento.

38 – Este é o grande e primeiro mandamento.

39 – E o segundo, semelhante a este, é: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.

40 – Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.

 

AINDA BEM QUE NOSSO SALVADOR NÃO VIVE DE JUSTIFICATIVAS E SE ELE É O QUE NOS JUSTIFICA.

PARA DEUS JESUS DISSE EM LUCAS 23:34
“PAI, PERDOA-LHES, POIS NÃO SABEM O QUE ESTÃO FAZENDO”
E TAMBÉM DISSE EM LC 23:46 “PAI, NAS TUAS MÃOS ENTREGO O MEU ESPÍRITO.” 
EM JO 19:30: ESTA TUDO CONSUMADO.

WhatsApp chat